Trigo o Vilão das Dietas

Os dados são bastante alarmantes: estima-se que em torno de 75% das pessoas que enfrentam problemas com a balança possuem um ingrediente em comum em sua rotina alimentar – o trigo, o causador da obesidade.

Segundo o médico Fábio Miranda Pisani, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, esse hábito é derivado ao Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol, iniciativa do governo americano lançado em meados de 1980.

A ideia geral era diminuir o consumo de gorduras, que levam ao colesterol altíssimo e investir no consumo de grãos e cereais – hábito que acompanha o cardápio dos norte-americanos até hoje.

A consequência sobre o colesterol é positiva, em contra partida, é notável que o consumo elevado do trigo gere outros graves problemas de saúde na população.

Se você quer perder peso, sem perder saúde e investir em seu corpo e melhorias em longo prazo, uma dica é investir em dietas sem glúten. Nesse artigo, te explicaremos o porquê.

Trigo o Vilão das Dietas

Trigo e glúten – Como funcionam no organismo

O trigo é um grão natural muito utilizado no dia a dia. Ele está presente na maior parte dos alimentos que consumimos, desde os mais simples como os mais complexos.

Alimentos comuns como pães, massas e bolos possuem trigo em sua composição, através da farinha, por exemplo.

A ingestão do trigo, quando em baixa escala, não apresenta prejuízos ao ser humano.
Contudo, com o advento dos grãos transgênicos é cada dia mais difícil encontrar qualquer produto comercializado que possua trigo em sua composição que não faça parte dessa família.

Se o glúten já pode trazer complicações quando natural, em trigo transgênico pode levar à obesidade, pressão alta e muitos outros males para seu organismo.

Segundo o cardiologista Willian Davis, autor do livro “Barriga de Trigo”, lançado no Brasil pela editora Martins Fontes, o trigo moderno não é nada parecido com o trigo verdadeiro e ele é o cereal mais popular e destrutivo do mundo.

Um dos problemas apontados por diversos profissionais da saúde é o glúten.

O glúten é a principal proteína do trigo. Uma vez ingerido, ele tem propriedades viciantes no organismo, bastante similar aos efeitos de alguns narcóticos.

Ele expõe o cérebro às exorfinas, que levarão à compulsão e vício em alimentos que tenham o trigo em sua composição.

A fórmula é simples: quando mais glúten você comer, mais seu corpo sentirá necessidade dessa proteína e mais vontade de comer produtos com trigo você sentirá.

Malefícios do glúten

Além da dependência por alimentos com glúten, essa proteína encontrada no trigo, o causador da obesidade, traz outros malefícios ao seu organismo.

O glúten encontrado no trigo hidrolisado, por exemplo, é um dos campeões no ganho do peso, uma vez que ele prolonga o tempo do trânsito intestinal.

Além disso, ele acaba atuando também no funcionamento do pâncreas, que liberará mais insulina do que é necessário, que transformará a energia em gordura com maior facilidade e ao longo prazo, como sabemos, o corpo pode perder a capacidade de produção insulínica, levando à diabetes, por exemplo.

É bastante comum também pessoas que desenvolvam resistência ao glúten.

Essa doença é derivada do consumo e causada por inflamação nas membranas insensíveis da mucosa intestinal.

Os sintomas são diversos e variam de cores corporais, de cabeça, prisão de ventre, constipação, diarreia, problemas gastrointestinais, fadiga mental, erupções cutâneas, etc.

Trigo, o causador da obesidade! O que fazer?

Se você sofre dos sintomas acima retratados, é interessante que você vá a um médico e solicite uma série de exames.

Além disso, você pode substituir o trigo transgênico ou produtos alimentícios que possuem trigo em sua composição, por outros que sejam livres de glúten.

Muitas pessoas que lutam contra a balança ou simplesmente pessoas que querem uma vida mais saudável optam por receitas e dietas sem glúten.

No início pode ser um pouco difícil a adaptação, uma vez que o glúten possui a característica viciante, mas em poucos dias a sensação já melhora.

Se você quiser saber mais sobre o trigo, o causador da obesidade procure seu médico ou um nutricionista e coloque suas dúvidas.

Experimente uma vida sem glúten e tenha um organismo mais saudável, mantendo-se longe dos quilos extras na balança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como emagrecer: Cardápio e Dicas

Dieta Dukan Como Perder Peso Rápido

Saiba Como Perder Peso Com Saúde Para Não Regressar Mais A Engordar